Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Cheiro dos Livros

Depois de ser uma aventura radiofónica resume-se agora a uma forma de manter a minha biblioteca pessoal organizada...

O Cheiro dos Livros

Depois de ser uma aventura radiofónica resume-se agora a uma forma de manter a minha biblioteca pessoal organizada...

O Idoso Institucionalizado de Sandra Cardão

Milheiras, 07.06.14
O Idoso Institucionalizado
Título: O Idoso Institucionalizado
Autor: Sandra Cardão
 
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 86
Editor: Coisas de Ler
ISBN: 9789898218100
Coleção: Olhar
Sinopse
A modernidade tirou ao idoso este lugar priviligiado, pois os conhecimentos hoje mudam constantemente, acabando este por ficar confinado a um papel secundário ou mesmo desvalorizado. Ele já não sabe tudo e por vezes já não sabe nada deste mundo em mudança constante.

Se por um lado vive mais tempo com maior saúde e pode em muitos casos ter uma pós-reforma muito agradável, por outra a falta de saúde, a dependência provoca muitas angústias, onde cada um se projeta neste sentimento insuportável da morte que se aproxima e da vida que chega ao fim. Valoriza-se a juventude e cada um tenta recuar as portas do envelhecimento com tudo o que tem à sua disposição para rejuvenescer.

A institucionalização é sempre um momento difícil, mais para uns do que para outros, pois o sentimento de perda é variável em função do sujeito, da sua história de vida e da sua capacidade a fazer face ao luto. Mas deixar a sua casa pode ser um momento de crise, com a perda do seu território, com o sentimento de abandono dos seus familares que o deixaram em « casa alheia ». Quer para os pais, quer para os filhos é um momento difícil.

Filomena Bayle in Prefácio
Psicóloga e Psicoterapeuta

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.