Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Cheiro dos Livros

Depois de ser uma aventura radiofónica resume-se agora a uma forma de manter a minha biblioteca pessoal organizada...

O Cheiro dos Livros

Depois de ser uma aventura radiofónica resume-se agora a uma forma de manter a minha biblioteca pessoal organizada...

Galveias de José Luís Peixoto (Opinião)

Milheiras, 29.09.15

A minha Opinião:

Galveias, engana-se quem pensa que fui influenciada pelo nome do romance. Mas não tenho a menor dúvida que de todos os livros do José Luís Peixoto que já li (só me falta ler Dentro do Segredo, e que vai ser lançado para o mês que vêm Em teu ventre) esta é a obra! Um livro lindo, de fácil leitura, mas suficientemente complexa para nos deixar a pensar! Uma trama apaixonante que quase nos obriga a devorar o livro! Sem dúvida, que se a suas obras continuarem a evoluir assim será o próximo Nobel português!!! Um génio!

 
Excerto:
 
  "Todos temos um lugar onde a vida se acerta. Cada mundo tem um centro. O meu lugar não é melhor que o teu, não é o mais importante. Os nossos lugares não podem ser comparados porque são demasiado íntimos. Onde existem, só nós os podemos ver. Há muitas camadas de invisível sobre as formas que todos distinguem. Não vale a pena explicarmos o nosso lugar, ninguém vai entendê-lo. As palavras não aguentam o peso dessa verdade, terra fértil que vem do passado mais remoto, nascente que se estende até ao futuro sem morte."
José Luís Peixoto
 
O Excerto lido por António Facundes....
 

 

 

E eu ainda acrescentaria, quem não sabe onde tem esse lugar vai passar uma vida a procurá-lo...
 
 

 
Título: Galveias
Autor: José Luís Peixoto
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 280
Editor: Quetzal Editores
ISBN: 9789897221798
 
 

Sinopse

Galveias está entre os grandes romances alguma vez escritos sobre a ruralidade portuguesa.
O universo toca uma pequena vila com um mistério imenso. Esse é o ponto de acesso ao elenco de personagens que compõe este romance e que, capítulo a capítulo, ergue um mundo.
Como uma condensação de portugalidade, Galveias é um retrato de vida, imagem despudorada de uma realidade que atravessa o país e que, em grande medida, contribui para traçar-lhe a sua identidade mais profunda.