Deana Barroqueiro - Biografia
Deana Barroqueiro é uma das mais destacadas escritoras de romance histórico português, do século XXI [1], com uma vasta obra, predominantemente de personagens e acontecimentos do Renascimento e Descobrimentos Portugueses, período que estuda há mais de vinte anos.
Filha de pais portugueses, nascida nos Estados Unidos da América, tem dupla nacionalidade. Veio com dois anos de idade para Lisboa, Portugal, onde quis fazer a sua vida e exercer a profissão de professora e, posteriormente, de escritora. É casada com João Pires Ribeiro (Professor e investigador - Física Nuclear).
Licenciou-se em filologia românica na Faculdade de Letras de Lisboa, de cujo grupo de teatro fez parte, juntamente com Luís Miguel Cintra, Luís Lima Barreto, Jorge de Silva Melo, Maria do Céu Guerra, Ermelinda Duarte e Eduarda Dionísio, entre outros.
Frequentou um mestrado de dois anos em Comunicação Educacional Multimédia na Universidade Aberta de Lisboa. Fez vários cursos de Línguas (Inglês, Francês e Espanhol em Universidades dos respectivos países).
Leccionou as disciplinas de Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Francesa na Escola Secundária Passos Manuel, de Lisboa, onde fez o estágio e a maioria dos seus projectos de teatro e de escrita criativa com os alunos. Publicou então várias obras com o grupo de trabalho do M.E. para as comemorações dos Descobrimentos Portugueses, a Câmara Municipal de Lisboa e o Instituto de Inovação Educacional. Com o seu projecto de Escrita Criativa, Palavras, leva-as o vento?, foi a inúmeras escolas, de norte a sul do país, para promover o interesse pela leitura entre os alunos de diferentes níveis de escolaridade.
Obras
- Romances
- O Corsário dos Sete Mares - Ed. Casa das Letras/Leya, 2012
- Tentação da Serpente - Reedição de "O Romance da Bíblia". Ésquilo, 2012.
- O Romance da Bíblia - Ed. Ésquilo, 2010. [7]
- O Espião de D. João II - Ed. Ésquilo, 2009.
- O Navegador da Passagem - Ed. Porto Editora, 2008.
- D. Sebastião e o Vidente - Ed. Porto Editora, 2006. História de suspense envolvendo el-Rei D. Sebastião e Miguel Leitão de Andrada. Obra agraciada com o Prémio Máxima de Literatura (2007) - Prémio Especial do Júri.
- Contos
- Novos Contos Eróticos do Velho Testamento, Ed. Livros Horizonte, 2004. Continuação das crónicas da antiguidade, recriando a relação homem/mulher à luz da tradição judaico-cristã.
- Contos Eróticos do Velho Testamento, Ed. Livros Horizonte, 2003. Crónicas da Antiguidade Pré-Clássica com base em histórias do Antigo Testamento.
- Prefácios, Artigos, Outras Publicações
- Prefácio ao livro de contos "A Noite e o Sobressalto", de Pedro Medina Ribeiro, Ed. Oficina do Livro, 2010.
- Prefácio ao livro de poemas "Mentes Perversas e Outras Conversas", de Ana Paula Lavado. [8].
- "O Enigmático Espião de D. João II" - Artigo inserido na obra colectiva "Grandes Enigmas da História de Portugal", Vol. II: "Avis e os Descobrimentos", coordenada por Miguel Sanches de Baêna e Paulo Alexandre Loução. Editora Ésquilo, 2009.
- Participa com o poema "Cantiga de Amigo" na "Antologia da Memória Poética da Guerra Colonial", coordenada por Margarida Calafate Ribeiro e Roberto Vecchi. [9].
- Colecção de Viagens/Aventuras - Cruzeiro do Sul, Ed. Livros Horizonte
- Uraçá, o índio branco. História cujo pano de fundo é a Descoberta do Brasil. 2002
- O Cometa - Uma viagem impossível. A viagem de Bartolomeu Dias e suas aventuras no Congo e no mar, 2002
- Um Homem das Arábias. O primeiro dos cinco romances dedicados às viagens espantosas de Pêro da Covilhã, 2002
- O Espião d'el-Rei. Segunda etapa das viagens de Pêro da Covilhã, 2003
- A Pedra do Anel. Terceira etapa das viagens do espião por Goa, Ormuz e costa oriental da África, 2003
- O Monomotapa. Quarta etapa da aventura de Pêro da Covilhã, em Sofala, onde descobre as minas de Salomão, no Monomotapa, 2003
- O Grande Abexim. Quinta e última etapa das viagens do espião de D. João II, em que vai conhecer Meca, Medina e o monte Sinai, seguindo depois para a Etiópia em busca do Preste João, 2004
Obras anteriores
Com a colaboração da ilustradora Lídia Lobo e de alunos da E.S. Passos Manuel, editoras diversas:
- Sob o Signo de Tordesilhas - obra dramática em verso, 1995
- Crónicas de Pimenta e de Canela - colectânea de contos, 1997
- Crónicas de Monções e de Marés - colectânea de contos, 2000
- O Cabo do Mundo - auto em verso, de modelo vicentino, 2000
- A Palavra e o Olhar - estudo sobre Padre António Vieira, 1996