Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

O Cheiro dos Livros

Depois de ser uma aventura radiofónica resume-se agora a uma forma de manter a minha biblioteca pessoal organizada...

O Cheiro dos Livros

Depois de ser uma aventura radiofónica resume-se agora a uma forma de manter a minha biblioteca pessoal organizada...

A pesca da Baleia e outras narrativas de Raul Brandão

Milheiras, 03.03.23

 
Título:  A pesca da Baleia e outras narrativas
Autor: Raul Brandão
ISBN: 978-972-0-72678-0
Editor: Porto Editora
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 80
 
 

Sinopse:

A Pesca da Baleia e outras narrativas
Baleia! baleia!... Larga! larga!... Lá vai a arça!... Trancou a baleia! trancou a baleia!
Embarca na vida árdua dos pescadores dos Açores no início do século XX, na grandiosidade de um dos momentos mais importantes da comunidade insular - a pesca da baleia - e na beleza serena do oceano que banha as ilhas e lhes dá a vida. Deixa que Raul Brandão te revele as imagens; capta os sons; sente os sabores; e inala os aromas do arquipélago.

O Castelo de Faria e outras narrativas de Alexandre Herculano

Milheiras, 17.02.23

Título: O Castelo de Faria e outras narrativas
Autor: Alexandre Herculano
ISBN: 978-972-0-72705-3
Editor: Porto Editora
Idioma: Português

Encadernação: Capa mole

Páginas: 64

Sinopse:

A Idade Média, em Portugal, está repleta de pequenas grandes histórias de heróis que cairiam no esquecimento não fosse a vontade patriótica de Alexandre Herculano os tornar imortais: o alcaide que defende, com a sua vida, o Castelo de Faria contra os Castelhanos; a firmeza de D. Afonso Henriques frente à tirania do poder da Igreja; e o lendário Lidador, que, com 95 anos de idade e 80 de luta, inspira uma das vitórias dos Portugueses contra os Mouros.

A Abóbada de Alexandre Herculano

Milheiras, 03.02.23
Título: A Abóbada
Autor: Alexandre Herculano
ISBN: 978-972-0-72676-6
Editor: Porto Editora
Idioma: Português

Encadernação: Capa mole

Páginas: 96

 

Plano Nacional de Leitura
Leitura recomendada para o 8.º e para o 11.º anos de escolaridade.

 

Sinopse:
O arquiteto português Afonso Domingues desenha uma complexa abóbada para o Mosteiro da Batalha, mas fica cego, em 1401, antes de a edificar… O rei D. João I contrata, então, um arquiteto irlandês, mestre Ouguet, para a terminar, que não acredita no projeto inicial. Uma delas desaba... a outra ainda hoje lá está! Mas a de quem?
A história da construção desta abóbada podia ser um simples e aborrecido relato, mas é digna de um romance elaborado. Assim é este e muitos outros episódios da História de Portugal, que Alexandre Herculano tão bem soube glorificar!


O Livro que Gostaria que os Seus Pais Tivessem Lido de Philippa Perry

Milheiras, 20.01.23

 
Título:O Livro que Gostaria que os Seus Pais Tivessem Lido
Autor: Philippa Perry
ISBN: 9789896659547
Editor: Arena PT
Idioma: Português

Encadernação: Capa mole

Páginas:336

 

Sinopse:

Todos os pais querem que os seus filhos sejam felizes.
Todos os pais querem evitar fazer um mau trabalho com os seus filhos.
Mas como é que se consegue isso?

Nesta obra absorvente, inteligente e divertida, a reconhecida psicoterapeuta britânica Philippa Perry explica o que é realmente importante e que tipo de comportamentos devemos evitar ou fomentar no relacionamento com os nossos filhos. Em vez de desenhar o plano "perfeito", Perry oferece-nos uma visão geral de como pais e filhos podem alcançar um bom relacionamento. Com um olhar refrescante sobre a parentalidade e sem fazer julgamentos, este livro ajuda-nos a:
- Entender como a nossa educação pode afectar a forma como exercemos a parentalidade.
- Aceitar que cometemos erros e aprender o que podemos fazer a esse respeito.
- Romper ciclos e padrões negativos.
- Gerir os nossos próprios sentimentos e os dos nossos filhos.
- Entender o que diferentes comportamentos transmitem.

Cheio de conselhos sábios e saudáveis, este é o livro que todos os pais quererão ler e que todos os filhos agradecerão que os seus pais leiam também.

O Homem Que Plantava Árvores de Jean Giono

Milheiras, 06.01.23

 
Título: O Homem Que Plantava Árvores
Autor: Jean Giono
ISBN: 9789898470263
Editor: Marcador
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas:72
 

Sinopse:

Inspirado em acontecimentos verdadeiros, traduzido em diversas línguas e largamente difundido pelo mundo inteiro, O Homem Que Plantava Árvores é uma história inesquecível sobre o poder que o ser humano tem de influenciar o mundo à sua volta.
Narra a vida de um homem e o seu esforço solitário, constante e paciente, para fazer do sítio onde vive um lugar especial.
Com as suas próprias mãos e uma generosidade sem limites, desconsiderando o tamanho dos obstáculos, faz, do nada, surgir uma floresta inteira - com um ecossistema rico e sustentável.
É um livro admirável que nos mostra como um homem humilde e insignificante aos olhos da sociedade, a viver longe do mundo e usando apenas os seus próprios meios, consegue reflorestar sozinho uma das regiões mais inóspitas e áridas de França.

 

Plantas Resistentes - Agenda 2023 de Fernanda Botelho

Milheiras, 30.12.22
Plantas Resistentes - Agenda 2023
 
Título: Plantas Resistentes - Agenda 2023
Autor: Fernanda Botelho
ISBN: 9789725766965
Editor: Dinalivro
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas:160

 

Esta agenda/livro a 13ª surge, depois de um ano de interregno, alinhada com a nova coleção de livros da autora Paisagens comestíveis onde se destaca e se valoriza a flora espontânea, vindo em sua defesa, alertando para o perigo do uso de herbicidas no combate a estas plantas que afinal são comestíveis, medicinais, atraem polinizadores, melhoram a qualidade dos solos, previnem a erosão e promovem a biodiversidade.

Nesta agenda são destacadas 53 plantas incluindo algumas árvores como o pinheiro que consegue brotar nas rochas, o rícino que perfura o alcatrão ou a alfarrobeira que é um verdadeiro exemplo de resistência e tão interessante do ponto de vista culinário e terapêutico.

A escolha das espécies teve como fio condutor a sua teimosia, insubmissão e resiliência crescendo nos locais mais improváveis, nas fissuras das paredes, em fábricas abandonadas, nas bermas das estradas e entre as pedras das calçadas. Elas surgem com um propósito e uma missão: adaptar-se e sobreviver. E nós, humanos, que lhes devemos a vida, só beneficiaríamos se lhe devotássemos mais tempo e atenção, empatia e gratidão. Aprender com as plantas a importância da resistência.

O Amor Não Se Aprende Na Escola de Joaquim Quintino Aires

Milheiras, 23.12.22
O Amor não se Aprende na Escola
 
 
Título: O Amor Não Se Aprende Na Escola
Autor: Joaquim Quintino Aires
ISBN: 9789724150116
Editor: Lua de Papel
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 200

 

Joaquim Quintino Aires não pôde deixar de ficar surpreendido quando Ana, logo na primeira consulta, foi direta ao assunto: "Quero aprendera amar". Mulher interessante, com um bom emprego, carro e casa, Ana tinha um problema: não estava bem sozinha, não conseguia estar acompanhada. Ao longo das sessões seguintes, viria a perceber as razões do isolamento e porque se afastava do mundo.
O Amor Não Se Aprende Na Escola é a história de uma mulher que descobriu o amor tardiamente e hoje é casada e feliz. Mas é também a história de Júlio, um rapaz romântico que aprendeu a veras mulheres para além da imagem idealizada que fazia delas. Ou ainda de Carmen, virgem aos31 anos, que superou o medo do sexo.

Nas histórias que conta, Quintino Aires reflecte as nossas próprias vidas, fantasmas e desejos. E mostra-nos como o momento mágico da descoberta é determinado mais pela nossa personalidade do que pelo acaso. Se ainda não encontrou a pessoa certa, não culpe a sorte; olhe para dentro e prepare o caminho: ela acabará por aparecer, e juntos serão felizes

O Amor é uma Carta Fechada de Joaquim Quintino Aires

Milheiras, 02.12.22
O Amor é Uma Carta Fechada
 
Título: O Amor é uma Carta Fechada
Autor: Joaquim Quintino Aires
ISBN: 9789724150116
Editor: Caderno
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 224

 

O Amor é uma Carta Fechada é um livro valioso que o ajudará a identificar os problemas e a questionar o que está a bloquear o amor na sua vida para assim deixar de viver com a dor, angústia e tristeza e perceber a vida amorosa tal como ela é, libertando-se de ilusões e receios. Porque o amor não é uma mera questão de sorte ou azar, mas uma questão do esforço que cada um de nós dedica a tentar alcançá-lo.
O amor é uma força misteriosa e dominadora, com um poder tão forte que é capaz de controlar até os nossos pensamentos e decisões mais importantes. Mas então porque não conseguimos entender de forma clara, o que é o amor? Ou, ainda mais difícil, como se consegue viver o amor? E o que o faz tornar-se algo tão vital como respirar e comer?

Com os anos de prática, o psicólogo Joaquim Quintino Aires extraiu de casos reais os exemplos que se descrevem neste livro para elaborar a lista das 10 regras a cumprir para alcançar um amor feliz. Muitas das questões abordadas são-nos familiares: são ideias preconcebidas, que carregamos inocentemente pela vida fora, mas que podem tornar-se num veneno fatal para a relação à medida que geram expectativas irrealizáveis, que alimentam a intolerância no dia-a-dia do casal, que reforçam o sentimento de que um ou o outro é sempre o culpado, ou ainda que a vergonha de partilhar o íntimo permite que o silêncio vá corroendo pela calada dos dias.

Estranho Lugar para Amar de Luísa Castel-Branco

Milheiras, 25.11.22
Estranho Lugar para Amar
 
Título: Estranho Lugar para Amar
Autor: Luísa Castel-Branco
ISBN: 9789897241482
Editor: Clube do Livro
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 250
 
 
 

Estranho lugar para amar é um romance inspirado numa história verdadeira que nos transporta para um mundo de mistérios e dessa coisa estranha, o amor, carregada de futuro.
No concelho de Figueira de Castelo Rodrigo ficava a aldeia do Colmeal, um povoado com 14 famílias de origens antigas. O fado da aldeia ficou ditado no início da década de 40 com a chegada de uma nova proprietária. As disputas entre a enigmática fidalga e os camponeses desencadeiam o processo de expulsão violenta de todos os habitantes, processo que consta até hoje como uma das páginas mais negras do período da ditadura portuguesa.
Mas esta história é também sobre o Sítio que ficava para lá do monte, para lá do bosque, para lá de todos os caminhos… Entre o mistério da aldeia e os segredos do Sítio, o amor e o ódio determinam o destino de vidas e de lugares.

Histórias para os 3 anos

Milheiras, 11.11.22
Histórias para os 3 anos
 
Título: Histórias para os 3 anos
 
ISBN: 978-972-0-71499-2
Ano de edição: 09-2022
Editor: Porto Editora
Idioma: Português
Dimensões: 230 x 261 x 13 mm
Encadernação: Capa dura Páginas: 96
 

Contar histórias é uma das melhores coisas que pode fazer para promover o desenvolvimento da linguagem do seu filho.
Ler em voz alta ajudará as crianças a familiarizarem-se com palavras e sons, facilitando a transição para a leitura autónoma e a aprendizagem.
Com este livro, a hora do conto será o momento mais esperado do vosso dia!
Um bom livro de histórias desperta a imaginação das crianças e ensina-lhes muito sobre o mundo e sobre elas próprias.