Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Cheiro dos Livros

Depois de ser uma aventura radiofónica resume-se agora a uma forma de manter a minha biblioteca pessoal organizada...

O Cheiro dos Livros

Depois de ser uma aventura radiofónica resume-se agora a uma forma de manter a minha biblioteca pessoal organizada...

Os Retornados-Um amor nunca se esquece - Júlio Magalhães

Milheiras, 01.07.12

 

Foi o 1º livro que li do Júlio Magalhães, gostei mas como tinha acabado de ler o "Equador", achei-o demasiado simples, talvez esta seja uma característica da escrita jornalística, simples mas profundo. Adorei a forma simples com que o enredo se desenvolve.

Embora os livros do Júlio Magalhães, do Miguel Sousa Tavares e do José Rodrigues dos Santos tenham muitos leitores, mas não entendo porque continuam a dar mais importância aos autores estrangeiros, que ainda por cima não têm nada a ver connosco. Por cá também temos autores para todos os gostos.

 

Sinopse
"Outubro, 1975. Quando o avião levantou voo deixando para trás a baía de Luanda, Carlos Jorge tentou a todo o custo controlar a emoção. Em Angola deixava um pedaço de terra e de vida. Acompanhado pela mulher e filhos, partia rumo ao desconhecido. A uma pátria que não era a sua. Joana não ficou indiferente ao drama dos passageiros que sobrelotavam o voo 233. O mais difícil da sua carreira como hospedeira. No meio de tanta tristeza, Joana não conseguia esquecer o olhar firme e decidido de Carlos Jorge. Não percebia porquê, mas aquele homem perturbava-a profundamente. Despertava-a para a dura realidade da descolonização portuguesa e para um novo sentimento que só viria a ser desvendado vinte anos mais tarde. Foram milhares os portugueses que entre 1974 e 1975 fizeram a maior ponte área de que há memória em Portugal. Em Angola, a luta pelo poder dos movimentos independentistas espalhou o terror e a morte por um país outrora considerado a jóia do império português. Naquela espiral de violência, não havia outra solução senão abandonar tudo: emprego, casa, terras, fábricas e amigos de uma vida."
 

Título: Os Retornados
Autor: Júlio Magalhães
Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 312
Editor: A Esfera dos Livros

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.